19 de Outubro dia do Leiloeiro
No dia 19 de outubro de 1932 foi publicado o decreto nº 21.981 que “regulamentava” a profissão de Leiloeiro Público Oficial.
- A atividade de Leiloeiro Público Oficial no Brasil remonta o antigo Código Comercial de 1850, éramos denominados como “agentes de casas de leilão” onde comumente éramos nomeados a promover leilões das fazendas de falidos.
- Alguns estudiosos acreditam que esta é razão da origem do termo “porteira fechada”, visto que se vendia no leilão a fazendo com tudo o que ela compunha, inclusive os escravos.
- Apesar de ser uma lei antiga, muito desta lei é considerada por muitos profissionais como atual, necessitando apenas de alguns ajustes. Outros entendem que é uma lei muito antiga e deve ser completamente modificada. Eu opino pelo equilíbrio, atualização da lei.
- Hoje, com a chegada da internet as atividades do Leiloeiro Público Oficial mudaram um pouco. Embora os leilões sejam efetuados através da rede mundial de computadores, a obrigatoriedade da presença do leiloeiro e sua responsabilidade legal continuam as mesmas ou até mais severas.
- Muitas pessoas, (e até nós leiloeiros), sentem falta do contato visual e humano dos leilões presenciais. Mas não dá pra negar que o leilão eletrônico é de grande comodidade e economia para todos.
- O Leiloeiro Oficial é o único profissional que detém a fé pública como agente do comércio. Talvez por isso nossa responsabilidade é maior. Quem escolhe a profissão de leiloeiro deve estar determinando a abrir mão de muitas coisas, por exemplo, exercer o comércio e manter sociedade de qualquer espécie (tem outras).
- Muitos são os sacrifícios que não me compete trazer aqui, mas esta é uma das profissões que requer muito amor, dedicação e estudo contínuo. Sem isso o profissional é rasteiro.
Mas todo sacrifício vale sim a pena. Eu tenho orgulho de ser Leiloeiro, e me orgulho mais ainda quando ajudo pessoas a fazerem deste mecanismo um meio de construir patrimônio de forma séria.
Obrigado por me acompanhar!
CC
0 comentários:
Postar um comentário